Quando você se tornou mulher?




Certa vez fiquei observando uma mãe que dizia para a filha se comportar, depois pedio para que ela baixasse o short que estava muito curto,  e como se não bastasse ainda queria que ela fosse brincar com algumas garotinhas que corriam por ali, o que deixou a menina bastante irritada.  
-Eu não sou mais criança. -Gritou ela.  A mãe riu antes de falar. 
-E quando foi que você se tornou mulher? Eu refiz a mesma pergunta a mim mesma,  e cheguei à conclusão que eu fui menina o tempo que tinha que ser, aproveitei bem a minha fase "rebelde"  aquela que dormir era o meu ponto forte,  e principalmente quando eu achava que a minha mãe estava errada em tudo.  Hoje eu sei que não existe idade certa para se tornar mulher, e que a maior idade não faz de nós donos de si mesmos,  a maior idade é só um nome que inventaram para nos dizer; e agora você anda sozinho. Conheço meninas de 25 anos e mulheres de 18 e percebo que a diferença está no modo de pensar, de enfrentar as dificuldades, de lidar com as diferenças.

É impressionante crescer, ver a nossa própria metamorfose,  descobrir o mundo e descobrir a nós mesmos, porque quando somos crianças se tornar adulto é muito importante para nós, parece que tudo é mais fácil e mais prazeroso. Somos iludidos pelo fato de achar que crescendo podemos tudo. Não vemos a hora de usar maquiagem, um sutiã e subir em um belo salto alto. Não percebemos o fardo que é carregar tantas apostas e responsabilidades em nossas costas, talvez se pudéssemos prever o futuro daríamos mais valor aqueles dias em que a gente chorava para tomar banho de chuva, ou quando pulávamos da cama para o sofá para ver desenhos. Não é fácil crescer e hoje eu sei que se tornar mulher é muito mais do que usar um desconfortável sutiã, muito mais do que ganhar milhões de rugas por usar maquiagem, é muito mais do que qualquer coisa, puxa! Como é difícil crescer. Ninguém me perguntou se eu estaria pronta ou me alertou daqueles machucados da vida que um joelho ralado não chega nem perto. Mas mesmo assim eu cresci, tomei alguns tombos, cai e levantei diversas vezes, doeu mas passou, exatamente como tudo passa. A questão é que a gente cresce de verdade quando percebe que cair faz parte, o importante é levantar, enxugar as lágrimas e seguir em frente. 


Bruna Laryane

3 comentários:

  1. Excelente! A leitura de teus textos me faz amadurecer cada vez mais, que Deus ilumine e conserve teus pensamentos.

    ResponderExcluir
  2. Seus textos são bons principalmente os que falam de relacionamentos
    adoro ler. Parabéns.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, responderei em breve. Atenciosamente Bruna Laryane.